segunda-feira

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


No módulo de argumento focam-se os aspectos principais da escrita dramática. Evidenciam-se as suas especificidades e os modelos de argumento presentes na cinematografia desde o início da sua história com pouco mais de um século. Trata-se de uma abordagem essencialmente prática. Pretende-se dotar os alunos de algumas ferramentas essenciais da estrutura narrativa úteis para o desenvolvimento dos seus projectos cinematográficos de ficção e documentário.
No módulo de realização translada-se o argumento para as questões que se prendem com o acto de realizar um filme. A relação ente argumento e storyboard, apelando para o que é próprio da linguagem cinematográfica. São abordados os diferentes estilos cinematográficos integrando o visionamento de filmes como experiência de aprendizagem fundamental. Os conceitos deste módulo serão integrados organicamente a partir da experiência dos participantes, na realização de um “Díptico”, actividade proposta pelo formador .
No módulo de montagem pretende-se que atinjam o domínio dos conceitos, estilos e modalidades fundamentais da prática da montagem. Aborda as potencialidades criativas e discursivas da montagem cinematográfica. Termina, em contexto oficinal de edição, com a montagem do trabalho de cada participante relativo à actividade proposta no módulo anterior.

 No próximo Dezembro, a segunda edição do POP - Encontro das Artes e dos Ofícios do Espetáculo